Luo Tianyi e o crescente mercado de ídolos virtuais na China 

Atualmente o mercado de entretenimento virtual está explodindo na China e os ídolos de este mercado são apresentados nos maiores programas de TV da China e nas capas de revistas de moda: eles são virtuais, mas seu sucesso é muito real. No Festival de Gala da Primavera de 2021, o evento anual televisionado da mídia estatal chinesa que apenas convida os melhores artistas do país, a ídolo virtual Luo Tianyi (洛 天 依) fez uma aparição especial. 

Luo Tianyi performance

Foi um grande momento da mídia que mostrou a crescente importância das superestrelas virtuais na cultura pop chinesa.A performance de Luo foi até anunciada nos pôsteres promocionais do programa, tornando esta a primeira vez na história que uma estrela virtual estaria em um programa como este.

Poster promocional com Luo Tianyi

Celebridades virtuais como Luo Tianyi também são chamadas de ‘vsingers’ e costumam ter uma enorme quantidade de fãs. 

Luo Tianyi: A primeira Vsinger Chinesa 

Embora tenha sido a primeira vez que Luo Tianyi apareceu no Festival de Gala da Primavera, não foi sua primeira grande apresentação. A superestrela já havia aparecido como holografia ao vivo em grandes eventos, como a noite Bilibili, e em 2019 ela dividiu o palco com o renomado pianista chinês Lang Lang.

Luo Tianyi e o pianista Lang Lang

Tal desempenho não é fácil. Demora meses para desenhar os looks e os movimentos. A aparência holográfica de Luo Tianyi e o espetacular show de duas horas levou cerca de seis meses de preparação por cerca de 200 profissionais envolvidos na produção de Luo Tianyi. 

Luo Tianyi é o chamado cantor ‘vocaloid’ – um personagem virtual do idioma mandarim que foi originalmente apresentado no software de sintetizador de voz VOCALOID desenvolvido pela Yamaha, usando terceiros para criar os personagens. 

Vocaloid é um produto comercial (lançado em 2004) com o objetivo de permitir aos usuários obterem um cantor para letras e melodias sem a necessidade de contratar um cantor humano real.  A empresa Shanghai Henian colaborou com a Bplats sediada em Tóquio no desenvolvimento do Luo Tianyi.  A personagem foi baseada na vencedora de um concurso organizado para apoiar a criação do primeiro Vocaloid chinês. 

O cantora da vida real cuja voz foi usada para a criação de Tianyi é a cantora chinesa Shan Xin (山 新). 

Luo Tianyi foi lançado oficialmente em 2012 como uma artista e vsinger de 15 anos. Até agora, ela tem cerca de cinco milhões de seguidores em sua conta do Weibo (@Vsinger_ 洛 天 依), onde ela posta sobre suas performances, com milhares de pessoas curtindo e compartilhando essas postagens.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s